Quem cogita fazer uma viagem até a região sul do país, normalmente, já associa as cidades com as baixas temperaturas e deliciosos churrascos. Mas não é só isso que se encontra por lá, por isso, continue acompanhando este artigo e conheça os principais lugares para visitar em Porto Alegre.

Além de todo o turismo voltado para o clima mais ameno, a cidade também oferece diversas opções em passeios, gastronomia e cultura. Assim, independente se você irá viajar sozinho, com família ou amigos e, se sua estadia for apenas um final de semana ou vários dias, a viagem é garantida.

A capital oferece aos seus visitantes uma ampla variedade de programas e atrações que entretêm os mais diferentes públicos. Além disso, independente da época do ano, se está frio ou calor, é possível montar um roteiro apropriado e que atenda a expectativa de todos.

Por isso, se você quer saber mais sobre os lugares mais recomendados para visitar em Porto Alegre, continue acompanhando esse artigo e descubra como planejar a sua viagem. Além disso, não deixe de conferir as passagens áreas promocionais para Porto Alegre que selecionamos para você chegar até lá com mais tranquilidade e economia.

Desvendando a capital do Rio Grande do Sul: o que visitar em Porto Alegre

Se você está com viagem marcada para o sul do país, preste bastante atenção nessas dicas que iremos dar a você: os principais lugares para visitar em Porto Alegre. Muitas vezes, as pessoas não planejam e organizam o seu roteiro de viagem, deixado de conhecer pontos turísticos indispensáveis.

Para ajudar nessa tarefa, confira a seguir quais são as indicações mais fortes para os turistas que estão prestes a embarcar de férias para Porto Alegre:

  1. Mercado Público: como já é tradição nos grandes centros urbanos, conhecer o mercado Municipal é uma das formas de saber mais sobre a cultura local. Nesse espaço você irá encontrar restaurantes tradicionais e diversas especiarias para o preparo de alimentos. A banda de peixes também é um comércio forte no local.
  2. Gasômetro: é um dos cartões postais da capital, pois já foi a Companhia Brasil de Força Elétrica e hoje encontra-se desativada. Assim, dentro do local é possível encontrar um centro de cultura juntamente com uma sala de cinema. Aos arredores pode-se fazer uma boa caminhada na orla do Guaíba.
  3. Brique da Redenção: para quem deseja fazer compras em uma feira de antiguidades, esse é um excelente bairro local para encontrar peças únicas e exclusivas. Além disso, o parque ao redor do Brique conta com um espaço verde excelente para fazer um piquenique.
  4. Travessia dos Venezianos: se localiza na região da Cidade Baixa e é considerado um dos pontos turísticos mais bonitos devido às suas características arquitetônicas, em que as construções/casas são todas coloridas. Ainda conta com renomados restaurantes no local.
  5. Casa Azul Hostel: para quem não dispensa uma boa cerveja, a Casa Azul está localizada em um dos bairros mais boêmios da capital e está sempre abarrotado de gente aos finais de semana, principalmente, pelo seu famoso hambúrguer. Além disso, é possível fazer uma reserva no hostel para sua estadia, mas deve ser feito com antecedência.
  6. Orla de Ipanema: apesar de não ser uma cidade praieira, Porto Alegre, assim como o Rio de Janeiro, também apresenta a sua “praia” com o nome da região mais nobre carioca. No caso, é o Rio Guaíba que faz jus ao ponto turístico, sendo uma ótima opção para caminhadas.

Além dessas dicas do que visitar em Porto Alegre, também deve-se citar a Casa de Cultura Mário Quintana, um verdadeiro complexo cultural, a Fundação Iberê Camargo, que é um famoso museu de arte contemporânea e, a Padre Chagas, para ir aos melhores bares e restaurantes porto-alegrenses.

Se você ainda for passar mais dias na capital, vale a pena conhecer a Praça do Dmae, com um belíssimo paisagismo e arquitetura e ir fazer uma visita ao Dirty Old Man, um bar bem peculiar e inspirado no escritor Charles Bukowski.