Brusque foi fundada por imigrantes italianos e alemães em 1860. Esta é uma das cidades que compõem o vale europeu em Santa Catarina. Tem como características predominantes suas belezas naturais, história e arquitetura.

Atualmente Brusque é uma potência têxtil no estado e fica localizada cerca de 100 km de Florianópolis, para quem vai pela BR 101.

Considerada como um dos pólos têxteis mais importantes do Brasil, com muitas fábricas de produtos de vestuário e tecidos, possui muitas atrações para o turista conhecer.

Veja agora 6 lugares imperdíveis para visitar em Brusque.

  • FIP – Feira da Moda

A feira da moda possui uma completa estrutura para oferecer a melhor experiência em compras. Possui a Villa gastronômica, que reuni muitas opções de alimentações, estacionamento coberto, todos os ambientes climatizados, espaço kids, caixas eletrônicos, salão de beleza e muito mais.

São mais de duzentas lojas espalhadas em um único espaço, com muitas ofertas e preços de fábrica nos produtos têxtil. Você encontrará lojas focadas em moda masculina, feminina, infantil, acessórios, calçados e cama mesa e banho.

Seu funcionamento é de segunda a sábado das 9h até as 19h.

  • Santuário Nossa Senhora de Azambuja

Para se tornar conhecido o vale de Azambuja, em Brusque, Imigrantes italianos construíram um capela. Histórias da época contam que começaram acontecer milagres e por isso ficou conhecida como Nossa Senhora de Azambuja. Depois de vinte anos da construção da primeira ermida, foi criado o santuário de Nossa Senhora de Azambuja, o primeiro no estado em 1905.

O santuário abre para missas de segunda a sábado às 19h e domingos às 6h, 08h30m, 16h e 19h.

  • Museu Arquidiocesano Dom Joaquim

O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim teve sua origem em 1933, onde recebeu uma coleção particular de Joca Brandão em troca dos estudos gratuitos de seus filhos.

Aberto ao público em agosto de 1960, O Museu possui um dos mais completos acervos em exposição de Santa Catarina e é considerado o maior Museu de Arte Sacra da região Sul do Brasil.

Fica localizado em Azambuja, em Brusque, e atualmente possui uma coleção com mais de quatro mil peças, transformando o museu em um espaço histórico do estado de Santa Catarina.

  • Parque Zoobotânico de Brusque

A Fundação Zoobotânica de Brusque, também conhecida como parque ecológico e Zoobotânico Padre Raulino, teve sua inauguração em setembro de 1992 em Brusque.

Quando inaugurou, a instituição possuía um número pequeno de fauna local, basicamente eram apenas aves.

Atualmente a fundação conta com uma área de cento e vinte mil metros quadrados, onde estão espalhados, aves, répteis, mamíferos, e algumas espécies exóticas.

  • Colina evangélica

Uma colina com estilo gótico. No alto da colina você encontra um templo da comunidade luterana, que foi finalizado em 1897. A principal atração deste templo é um órgão alemão com 1200 flautas. Em todo o Brasil é possível encontrar apenas três iguais a este modelo. O templo também é utilizado para concertos musicais por sua acústica perfeita.

  • Parque das Esculturas

O parque das esculturas possui uma área aproximadamente de 23 mil metros quadrados a céu aberto e conta com 15 funcionários para toda manutenção.

O visitante poderá percorrer todo o parque livremente e através de visitas guiadas. Todas as peças encontradas no decorrer do parque possuem placas com identificação como o ano e nome do artista.

Logo o espaço se tornará um dos pontos turísticos mais famosos de Santa Catarina, pois está em andamento um projeto de atualização para o parque. De acordo com estudos, a cultura foi o motivo de viagem de mais de 10% dos turistas em 2015.

Algumas esculturas estão espalhadas pela cidade de Brusque, e formam a conhecida rota 66, transformando a cidade em uma galeria de arte ao ar livre.

Ao visitar Brusque você estará em um lugar conhecido por produtos têxtil. Apaixonados por arquitetura encontram muitas opções para encantar os olhos e religiosos podem visitar e viver um pouco a historia passada das igrejas e templos da cidade. Outro destaque da cidade é a gastronomia com muitas opções de restaurantes com iguarias especializadas da região de Brusque em Santa Catarina.

Brusque é uma cidade encantadora, você nunca ficará parado, pois existe muita historia para conhecer.