Paraty é um dos destinos mais encantadores do estado de Rio de Janeiro, oferece muitas opções de passeios diferenciados, que proporcionam diversão e lazer para todos os tipos de turistas.

O lugar possui cachoeiras, praias belíssimas, arquitetura de séculos passados intactas e restauradas, ecoturismo, aventura, esporte e gastronomia deliciosa.

Para facilitar a sua viagem, separamos as melhores opções para você escolher na hora de decidir o que fazer em Paraty, veja!

Walking Tour

Walking Tour é um passeio para conhecer melhor a história da cidade, um tour guiado a pé, sem valor fixo, você paga o quanto achar que vale. O passeio leva duas horas e é feito pelos moradores da cidade, mostrando todos os pontos turísticos e segredos escondidos no centro da cidade.

Todos os dias as 10h30 e as 17h00 acontecem os passeios, partindo da Praça da Matriz, sem necessidade de reserva.

Festas

Multidões lotam Paraty para aproveitar as festas católicas, A páscoa, Festa do Divino e Corpus Christi são uma verdadeira loucura a cidade, recebendo muitos visitantes e turistas de outros estados e países.

Praias

Um pouco afastadas da cidade, as praias de Paraty são belíssimas, uma das melhores maneiras de conhecer todas é através de um passeio de barco, pois alem das praias você irá conhecer as ilhas da região.

O roteiro mais procurado pelos turistas, passa pela ilha Duas Irmãs, Araujo, Algodão, Comprida, Rasa e Catimbau, e as praias da Lula e Praia Vermelha. Para quem quer sossego, o roteiro para praia Cajaíba, Saco do Mamanguá, Ponta Negra e Martin de Sá é a melhor opção.

Também existe a opção da Praia do Sono, uma das mais belas da região e as piscinas naturais Cahadaço.

Cachoeiras

Além das belas praias, Paraty também possui quatro cachoeiras bem conhecidas para visitação. Como a Cachoeira do Tobogã, Poço do Tarzan, Cachoeira Pedra Branca e Poço dos Ingleses, todos excelentes lugares para tomar um bom banho gelado.

Para visitar as cachoeiras procure algum morador local ou as agências de turismo.

Centro Histórico

Tombado como Patrimônio Histórico Cultural Nacional, muita coisa continua igual ao século XVII e XIX. Muitos casarões e igrejas da época colonial permanecem de pé depois de algumas restaurações e recebem visitações periódicas.

Para circular pelo Centro Histórico é permitido apenas a pé, pois os carros foram proibidos no lugar, preservando até mesmo o calçamento em pedras da época.

No Centro Histórico, o principal ponto turístico é a Igreja de Santa Rita, mas ainda existem muitos bares, restaurantes, e lojas de artesanato.

Teatro de Bonecos

Um espetáculo feito pelo Grupo Contador de Histórias, com apresentações premiadas por todo o mundo.

O espetáculo acontece todas as quartas e sábados e é necessário fazer reserva.

Caminho do Ouro

Uma estrada no meio da Mata Atlântica, construída no Século XVII por escravos. Conhecida como Caminho do Ouro, ligava Rio de janeiro a Minas Gerais durante o Ciclo do Metal. Um passeio muito bonito, pois suas belezas naturais a margem da estrada são fantásticas.

Saco da Velha

Um canal entre montanhas e o continente, são cerca de 8 km de extensão com 2 km de largura, e 33 praias com matas preservadas e alguns tribos indígenas.

Para ir até lá necessário alugar um barco ou fazer um passeio de escuna

Alambiques

Outro passeio muito cultural é visitar os alambiques da cidade, no total existem sete bem famosos. O mais artesanal de todos e o Maria Izabel, produzindo cachaça em barril de carvalho. Localizado no meio da mata, a frente da Baía de Paraty.

Também vale muito visitar o Engenho D’Ouro, conhecido mundialmente por suas cachaças.

Estes são apenas alguns dos principais passeios para o Visitante de Paraty, o lugar possui muitas outras atrações, com muito turismo, gastronomia e uma vida noturna ativa com seus bares e restaurantes.