Não há como falar de Ipojuca sem falar de Porto de Galinhas. Porto de Galinhas não é uma cidade, mas sim uma praia da cidade de Ipojuca. Se a cidade em si tem poucas atrações, a área ao redor da praia é bem conhecida pelos turistas.

A prova: Porto de Galinhas foi eleita a melhor praia do Brasil pela revista Travel and Tourism nove vezes. Um título que diz muito sobre sua beleza e charme. Para nossa grande felicidade, esperamos que você tenha a oportunidade de descobrir este paraíso cuja história está intimamente ligada às galinhas. Você sabe porque? Vamos conhecer um pouco mais de Ipojuca!

Comida

Sim, todo mundo fala bem do frango, essa ave que todos consomem durante as férias na cidade. Por toda a cidade, você descobrirá sob diferentes facetas e não apenas em seus pratos.

De fato, em toda parte, você encontrará estátuas de galinhas, chaveiros de galinhas, vasos de flores com a efígie do frango, itens de lembrança em forma de galinhas. Isso é um pouco excessivo de galinhas, mas fique tranquilo, nenhuma galinha circula livremente nesta praia.

Parte histórica

Segundo a história, o Porto de Galinhas, chamado Porto Chico até 1850, era um centro de escravidão no Brasil. Os escravos negros importados da África foram desembarcados nesta praia para trabalhar nos campos de cana-de-açúcar.

Após a abolição do tráfico negreiro, alguns traficantes continuaram a importar ilegalmente escravos. Para esconder seus erros, eles esconderam os homens atrás de caixas contendo galinhas e pintadas.

Quando seu navio se aproximou do porto, os traficantes usaram uma senha entre eles que dizia “Tem nova galinha no porto” que significava que mais um escravo havia chegado. De lá ficou o nome de Porto de Galinha.

Para informações adicionais, observe que a praia é anexada ao município de Ipojuca, localizado no estado de Pernambuco, no Brasil. Fica a apenas 3 horas de Olinda e a uma hora de Recife, duas cidades brasileiras que também aconselho a descobrir. Evidentemente, elas não têm a beleza de Porto de Galinha, mas ainda permanecem encantadores e exóticos.

Conheça as piscinas naturais

Ao longo de toda a faixa de areia branca, descubra um mar com águas tão translúcidas que aqui, falamos mais de piscinas naturais que de mar. Na praia, é possível realizar um passeio de barco e, finalmente, deixe-se tentar mesmo que, à primeira vista, seja possível ir a pé ou nadar até a área onde o barco lhe levará.

É uma bela lagoa com muitas piscinas naturais em que dezenas de peixes ficam presos na maré baixa. Coloque sua máscara e snorkel no lugar, e mergulhe para encontrá-los e quase uma hora depois você terá novos amigos aquáticos.

Águas quentes

A água é quente, em torno de 25 °C, que você não terá pressa em sair, mas o retorno na praia é essencial. Lá, você pode se deitar em uma espreguiçadeira para aproveitar o sol, mas a tranquilidade passa rapidamente, porque os vendedores de rua continuam vendendo várias bugigangas, como colares, castanhas de caju, pulseiras, ostras e até mesmo queijo derretido.

Bem, admitimos que é difícil resistir a algumas compras, mas para aqueles que disserem um “não perturbe”, ele irá para outras praias mais isoladas sem problemas.

O centro de turismo de porto de galinhas

Porto de Galinhas fica a apenas 1 hora ao sul de Recife, a estrada que liga as duas cidades é uma estrada com pedágio (não que seja uma rodovia, mas aqui é assim).

É, portanto, o principal destino das pessoas mais ricas do Recife. Além disso, na periferia da cidade, você encontrará uma infinidade de hotéis e pousadas.

Comece as suas andanças por uma parada no centro, só para tirar a temperatura e fazer algumas compras. Por uma vez, o centro da cidade é completamente pedestre. Nós vamos encontrar facilmente um lugar a 5 minutos do centro e boa surpresa, aqui os parques de estacionamento (por uma vez) são gratuitos. Como de costume, escolha um lugar em uma rua movimentada, à vista de todos.

É possível encontrar diversos agenciadores que veem ao seu encontro: “Passeio de balsa?”. Aqui os turistas estrangeiros são bastante raros, por isso todos falam apenas português, até mesmo os agenciados.

Eles não são insistentes e um simples “Não, obrigado” já será o suficiente para recusar suas ofertas de bom humor. Então, você pode aproveitar e também ir descobrir as largas ruas de pedestres de Porto de Galinhas, pavimentadas e onde lojas de lembrancinhas seguem uma após a outra.

Aqui você encontrará diversos artesanatos de todas as formas possíveis e imagináveis. Até mesmo a cabine telefônica do centro é em forma de frango! Claro que entre duas lojas de lembrancinhas, existem alguns restaurantes e não tão caros para uma cidade turística. Até encontramos nosso tradicional self-service por 15 reais por pessoa.

Relaxe nos coqueiros gratuitamente em porto de galinhas.

Como de costume, precisamos encontrar um lugar para pousar com a nossa van para a noite. Aqui, apesar da multidão, será bastante fácil. Seguindo a praia e no final do centro da cidade, encontramos um campo de coqueiros. Este lugar é ligeiramente menos lotado.

Este é também o local onde muitos surfistas decidem montar a sua tenda durante a noite.

Escolha um coqueiro para acampar em segurança. O local é calmo e nos dá uma visão do mar: é perfeito! Você pode passar noites lá, sem preocupações, e ainda visitar os arredores.

A cidade de Ipojuca apresenta diversas opções para os turistas, principalmente, para aqueles que adoram o turismo ecológico. No entanto, muitas pessoas ainda desconfiam quando é falado o nome “Ipojuca” uma vez que “Porto de Galinhas” é bem mais repercutido nacional e internacionalmente. Algumas pessoas chegam a pensar que a mesma se trata de uma cidade.

Em Ipojuca a rede Hoteleira é bastante diversificada e você poderá encontrar acomodações de todos os tipos, gostos e preços, ficando ao seu critério escolher a melhor. Como mencionado anteriormente, Porto de Galinhas já chegou a ganhar prêmios internacionais como referência de turismo.