Quer aproveitar as férias na cidade mais agitada do país, leia o artigo e confira as dicas que separamos para você aproveitar o máximo de Salvador

Salvador, a capital baiana, também é considerada a capital do Carnaval ou a primeira capital do Brasil, foi fundada em 1549, chamada primeiramente de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Uma capital que tem centralizado a principal influência cultural africana em ritmos, danças e religião.

Toda a sua beleza e sua história merecem ser contempladas, para isso separamos algumas dicas do que fazer quando você estiver em Salvador.

Pelourinho

Pelourinho é o cartão postal de Salvador, um bairro histórico, um dos pontos mais conhecidos quando se fala em Salvador, não há nenhum outro lugar que reflita tão bem o que é a Bahia, se não o Pelourinho. É considerado pela Unesco, um Patrimônio da Humanidade. Durante o passeio pelo Pelourinho você pode conhecer mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, além da concentração das igrejas, museus, restaurantes, lojas e muito movimentação dos moradores de Salvador.

As terças-feiras, o bairro histórico, além de seguir com a programação normal de conhecimento histórico e cultural da cidade de Salvador, há um evento especial onde você pode assistir a missa ao som do batuque, essa igreja é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

E para quem gosta de agito, no verão durante as terças-feiras você pode conferir apresentação do grupo Olodum e de várias outras bandas de percussão pelas escadarias e largos.

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco tem centenas de quilos de ouro por toda a sua arquitetura, um dos mais lindos altares, e é a igreja mais rica do país. É considerada um dos monumentos mais relevantes do barroco no mundo. Dentro há pinturas e esculturas contando a historio de São Francisco. Esta igreja foi erguida em 1723.

Festas do Largo

No período de veraneio, dezembro a fevereiro, a cidade de Salvador traz muitas festas religiosas carregadas de energia, a qual é chamada de Festa de Largo, onde missas, procissões e muita animação. As festam se iniciam com as comemorações à Santa Barbara, que são distribuídos caruru, quisados de camarão e quiabo, típico da região. Durante os festejos, há também a lavagem da escadaria do Bonfim, o qual as baianas passam a lavar com água-de-cheiro. E na finalização das Festas de Largo, há o tributo à Iemanjá, um pré-carnaval que enche as ruas do Rio Vermelho logo após as oferendas.

Noite do Rio Vermelho

Há barraquinhas de acarajé espalhados por toda Salvador, entretanto se você quer experimentar mais famosos da capital, vá ao bairro Rio Vermelho. Um dos lugares mais badalados para experimentar os pratos típicos da região, é o Largo de Santana, lugar onde há uma grande reunião de tribos com o único intuito de se reunir para experimentar um dos melhores acarajés da reunião, sejam turistas, boêmios e artistas.

Além de saborear os quitutes típicos, o bairro Rio Vermelho, é onde você encontrará a vida noturna de Salvador, com bares e restaurantes muito bem localizados e com ótimo ambiente. Há diversidade é tanta que, você pode chegar no entardecer e só sair quando estiver amanhecendo, de tantos lugares que você pode estar curtindo a noite em Salvador.

Inclusive na Praça Caramuru, antigo local do Mercado Peixe, há mais de dez restaurantes e oito quiosques funcionando em horários noturnos, e até alguns que ficam abertos 24 horas. Há também uma área para shows e apresentações culturais, se for de carro não há preocupação, tem um estacionamento próprio.

Museu de Arte Moderna da Bahia

Abrigado no Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia, reúne mais de duas mil obras de artistas brasileiros, como, Di Cavalcanti, Tarsila do Amara, Portinari e entre outros. Foi construído no século XVI, com alvenaria todo em pedra, para ser moradia do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco.Com a reforma em 1962, o jardim foi transformado em um Parque das Esculturas, exibindo peças de artistas como Caribé e Mario Cravo. Um ótimo local que traz cultura e conhecimento.

Salvador é uma cidade maravilhosa e merece ser visitada por todos brasileiros, tem ótimas comidas, cultura, história e principalmente muita animação, não deixe de seguir as dicas e tenha ótimas férias na cidade.